O ábaco é um instrumento bem antigo, usado como calculadora. Historiadores dizem que este instrumento nfoi inventado a mais de 5.500 anos, pelos Mesopotânios. Feito por eles mas depois de um tempo, sendo aperfeiçoado pelos Chineses e Romanos criando suportes para melhor utilização.
A palavra ábaco tem origem gregra que quer dizer uma pasta ou tábua coberta do pó. Ele existe a mais de 3 mil anos e até hoje ele é utilizado em algumas escolas como método de ensino. Muito usado até hoje na ásia, principalmente com deficientes visuais.
Esse instrumento é utilizado para fazer cálculos, na verdade é para a memorização das casas e os cálculos são realizados mentalmente. Para se fazer os cálculos deve-se começar da esquerda para a direita.
Vamos entender melhor como utilizamos o ábaco.
Varetas na posição horizontal: significam as casas decimais, unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão.
Bola superior: Cada bola superior representa 5 valores e inferior 1 valor.
Exemplo:
Para procuramos o 15 no ábaco. Contamos na secção de baixo nas das dezenas obtendo o 10 e depois na secção superior das unidades contamos o valor 5.
Há ábacos mais modernos, que também conseguimos fazer outras contas como: Multiplicação, subtração e divisão, e quem diz que até raíz quadrada já se é possível.
A utilização dos números no cotidiano
Planejamento para disciplina de Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental I.
Conteúdo: Os números em nosso cotidiano
Ano de ensino: 2º ano
Tema: A utilização dos números no cotidiano
Objetivo:
Perceber a importância dos números em diversas situações do nosso cotidiano.
Perceber a importância dos números em diversas situações do nosso cotidiano.
Material:
Cartolina, lápis, borracha e lápis de cor.
Cartolina, lápis, borracha e lápis de cor.
Conhecimento prévio:
É necessário que a turma conheça os números para realizar a atividade proposta.
Atividade motivacional:
Questione os alunos sobre a importância dos números em nossa vida, pois os usamos em várias situações do nosso cotidiano. Instigue a turma para saber quais os exemplos de utilização de números que podem ser citados.
É necessário que a turma conheça os números para realizar a atividade proposta.
Atividade motivacional:
Questione os alunos sobre a importância dos números em nossa vida, pois os usamos em várias situações do nosso cotidiano. Instigue a turma para saber quais os exemplos de utilização de números que podem ser citados.
Encaminhamento metodológico:
Após essa conversa inicial, confeccione, juntamente com a turma, um cartaz grande, com algumas questões e respostas de todos os alunos.
Depois de pronto o cartaz com todas as informações, exponha no mural da sala. É uma oportunidade de todos conhecerem um pouquinho mais sobre seu colega. Segue exemplo:
Após essa conversa inicial, confeccione, juntamente com a turma, um cartaz grande, com algumas questões e respostas de todos os alunos.
Depois de pronto o cartaz com todas as informações, exponha no mural da sala. É uma oportunidade de todos conhecerem um pouquinho mais sobre seu colega. Segue exemplo:
Outra sugestão é usar a foto do aluno e colocar essas informações numa folha individual, para depois expô-las no mural.
Avaliação:
Entregue a avaliação para o aluno numa folha branca, apenas com o enunciado e as imagens. Segue exemplo:
Entregue a avaliação para o aluno numa folha branca, apenas com o enunciado e as imagens. Segue exemplo:
Circule os desenhos das situações cotidianas que envolvem números.
Outra sugestão de avaliação seria procurar imagens, em revistas, de situações em que a utilização dos números é imprescindível. Ex.: fazer uma ligação do celular.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Alunas do curso de Pedagogia da Anhanguera Educacional
Adriana Germano
Carina Losi
Renata Pontes
Sueli Billato
Nenhum comentário:
Postar um comentário